Este projeto nasceu num terreno em Santo Estevão na Herdade do Zambujeiro, há mais de 25 anos, onde foi construído o primeiro lago/barragem artificial em Portugal destinado exclusivamente para a prática de desportos náuticos.
 
A construção do lago demorou cerca de dois anos pois o terreno era bastante acidentado e foi preciso criar uma bacia de modo a receber a água que ali iria ser colocada. 
Com a conclusão das obras e antes de ser submerso de água, foi implantado por um topógrafo no solo os pontos de fixação das boias de uma pista de ski aquático, para que as boias nunca tivessem oscilações.
 
Tal facto permitiu o reconhecimento pela Federação Internacional e Nacional de ski aquático da pista como a única em Portugal na referida época onde os resultados poderiam ser homologados internacionalmente.
Posteriormente após 3 meses intensos de “torneira aberta” para encher o lago, foi colocado uma  grande diversidade de peixes para que os mesmos mantivessem a água oxigenada, limpa e com vida.
Com esta medida a água ficou boa para banhos e  tornou-se potável.
Ao longo destes 25 anos que aqui se vêm disputando varias provas de ski náutico e de jet ski, bem como se tem,  organizado diversos eventos para aprendizagem em canoas, barco a vela, wakeboard, paddle surf, iniciação à condução de barcos, iniciação e competição no ski náutico e no jet ski.
Foram ainda organizadas diversas iniciativas de caracter social em conjunto com a Camara Municipal de Benavente, Junta de Freguesia de Santo Estevão e IPO de Lisboa, dando a possibilidade aos jovens mais necessitados de aprenderem e terem um primeiro contacto com estas modalidades.
 
O êxito tem sido grande e cada vez temos tido mais adeptos e interessados em frequentar este lago.
 
Com esta procura surgiu a necessidade de desenvolver a área turística neste terreno tendo então sido o local batizado com o nome “ Nautispot “ (Espaço Náutico).
 
A proximidade de Lisboa ( cerca de 40 KM ) é uma mais valias deste projeto, porque o trajeto desde Lisboa até ao lago faz-se em cerca de 30 minutos.

 

PARCEIROS